O que ninguém te conta sobre ser MEI

  • Post category:MEI
You are currently viewing O que ninguém te conta sobre ser MEI

Optar por se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) pode parecer a solução perfeita para quem deseja empreender com menos burocracia. No entanto, existem alguns aspectos pouco comentados que você deve considerar antes de tomar essa decisão.

1 – Impostos mensais: Ao se tornar MEI, você terá que arcar com obrigações fiscais mensais, como o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Embora o valor seja relativamente baixo, o atraso ou não pagamento pode acarretar juros e multas, além de deixar o empreendedor inadimplente com a Receita Federal.

2 – Controle financeiro rigoroso: A formalização como MEI traz visibilidade e credibilidade ao seu negócio, mas também exige uma gestão financeira rigorosa. A falta de organização e controle das compras e vendas podem levar ao desenquadramento e perda dos benefícios fiscais do MEI.

3 – Limitação de crescimento: O limite de faturamento do MEI é de R$81.000,00, enquanto o limite de compras é de 80% do valor das vendas. Desta forma o Microempreendedor Individual tem seu crescimento limitado.

4 – Menor acesso a créditos: Ao possuir uma limitação em seu faturamento, buscar créditos para a ampliação de seus negócios pode ser um desafio. Para buscar maiores oportunidades de crédito e expandir seus negócios, pode ser necessário migrar para uma empresa de maior porte.

5 – Necessidade de apoio: O MEI é conhecido nacionalmente por ser um tipo de empresa que não precisa de apoio de profissionais. Manter suas obrigações em dia, controle financeiro e planejar o futuro do MEI em busca de crescimento pode ser uma tarefa complexa demais para um empreendedor sem apoio.

O Escritório do Empreendedor nasceu para ajudar você a navegar por essas questões e garantir o apoio necessário para o sucesso do seu negócio. Nossa equipe de profissionais está pronta para fornecer suporte personalizado, desde a abertura do MEI até a gestão fiscal e contábil contínua. Entre em contato conosco para saber mais, clique aqui para falar com um de nossos especialistas.

Por Helena Volpato Moutropoulos, especialista em marketing do Escritório do Empreendedor.