Para que o seu negócio dê certo, a regra número um é definir o seu público. Conhecer o cliente é a base de qualquer empreendimento de sucesso, isso irá apontar os esforços na direção correta, em todos os aspectos da empresa.
Mas descobrir um nicho nem sempre é uma tarefa fácil, muitos empreendedores se apegam ao pensamento errôneo da abrangência geral, com a idéia de não excluir “clientes em potencial”. Mas, esse tipo de abordagem acaba apenas prejudicando e atrapalhando as vendas da empresa. Basicamente quando você tenta vender para todos, você não vende para ninguém.
Para uma abordagem de venda mais sólida, o ideal é definir uma estratégia concentrada em um público-alvo exclusivo. Pensando nisso, elaboramos 4 dicas para te ajudar a encontrar o nicho do seu negócio:
1. Tenha amor pelo seu trabalho
Se você não ama o que faz, definitivamente não terá sucesso. Ser um empreendedor tem muitos altos e baixos e a única forma de passar por esses períodos é ser apaixonado pelo o seu trabalho. O nicho deve surgir naturalmente de seus objetivos, interesses e valores, as melhores ideias para um nicho de mercado virão de sua própria experiência.
A chave para encontrar o nicho ideal é encontrar uma atividade que está entre o que você gosta de fazer e o que é bom. Responder a perguntas como essas pode te ajudar:
- Quais habilidades especiais eu tenho?
- O que eu adoraria fazer, mesmo que não fosse pago por isso?
- O que eu gosto de fazer, que até me faz perder a noção do tempo?
- Existe algo que me incomode, que eu gostaria de resolver para mim e para os outros?
- Se eu tivesse todo o tempo e dinheiro do mundo, o que estaria fazendo?
2. Pesquise sobre o seu público – alvo
Uma vez que você tenha uma idéia sobre a qual nicho pretende se dedicar, pesquise sobre ele e descubra quais são as suas dores. Dê uma olhada em sites, redes sociais, faça pesquisas de campo, descubra o que as pessoas estão dizendo e pensando. Quais são as suas dúvidas e os seus problemas?
Ofereça respostas para as dúvidas, apresente a solução para os problemas, comece a testar o seu produto ou serviço dessa maneira. Isso irá esclarecer alguns pontos sobre o seu público, e te indicará se o seus produtos ou serviços precisam ser aprimorados.
3. Pesquise a concorrência
Independente do nicho de mercado que escolher, você definitivamente deve investigar os seus concorrentes em potencial. Como está o mercado para o seu público? Ele existe? Está saturado?
Pense em como você pode se diferenciar dentro desse mercado, existe uma oportunidade para você se destacar na multidão? O seu produto ou serviço é superior ou inferior ao do concorrente? Qual é a influência dos seus concorrentes sobre o público?
Obter essas informações é extremamente importante, para que você possa planejar as estratégias necessárias para dominar o mercado do seu público-alvo.
4. Teste sua ideia
Inicialmente, você pode oferecer seu produto ou serviço a um grupo limitado do seu nicho, assim você tem a chance de testar a sua idéia e recolher feedbacks e opiniões. Se você acabar com um monte de vendas, essa é uma ótima validação do seu nicho de mercado. Caso contrário, poderá fazer ajustes antes de apresentá-lo novamente.
Você pode fazer toda a pesquisa no mundo, mas enquanto não colocar seu plano em ação, não vai saber se ele está adequado para o nicho escolhido. E lembre-se permaneça sempre flexível e continue fazendo ajustes ao longo do caminho.
Como já dissemos, definir um nicho não é uma tarefa fácil, porém, extremamente necessária para o desenvolvimento e crescimento da empresa.
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