5 dicas para a integração de novos funcionários

  • Post category:RH
You are currently viewing 5 dicas para a integração de novos funcionários

Um bom processo de integração de funcionário deve ir além do preenchimento de formulários e de manuais instrutivos. Ajudar o novo colaborador a se identificar com o ambiente de trabalho, a equipe e as funções é de extrema importância para o bom funcionamento da empresa. Para garantir que ele se ajuste à sua nova posição e fique satisfeito, você precisa ter um  programa de integração efetivo. Para te ajudar nessa tarefa elaboramos algumas dicas de como tornar sua integração mais bem-sucedida:

1. Crie um plano

Criar um plano de integração detalhado com todas as etapas e procedimentos que precisam ser apresentadas ao novo funcionário, garante a organização e o sucesso do processo. Isso pode ser feito de diversas maneiras, desde listas de verificação até guias mais elaborados, o importante é ter um script para seguir.  

Ter um plano estruturado irá permitir que o novo funcionário receba todas as informações necessárias para realizar  o trabalho com eficiência. Além disso, ele possibilita que o processo de integração seja consistente e que todos os funcionários recebam as mesmas informações.


2. Defina expectativas

Depois de finalizar o processo de contratação e definir a data do início das atividades do novo colaborador, prepare ele para isso. Envie um cronograma diário, especificando o que ele deve esperar, incluindo quando e onde chegar. Se necessário, forneça instruções especiais para entrar na empresa e informe a quem ele deve se reportar.

Fornecer listas de orientação são uma ótima forma de auxiliá-lo na ambientalização. Como por exemplo: o que trazer (formulários preenchidos, documentos, etc), rotina da empresa (horários das refeições, reuniões, etc) departamentos da empresa (funcionamento, hierarquia, etc), dentre outras.

Essas atitudes dão ao funcionário uma ideia do que vai acontecer e como se preparar.

3. Explique os formulários

Entregar os formulários para preenchimento sem explicar do que se tratam e o que dizem é um erro cometido por muitas empresas. Gaste um tempo para sentar e esclarecer todos os formulários, explique e tire as dúvidas que possam surgir.

Isso irá proporcionar segurança ao novo colaborador, e garantir que todas as especificações e determinações contidas nesses documentos tenham sido compreendidas.


4. Explique o cargo

Normalmente, quando um funcionário começa pode ser difícil para ele saber exatamente como se encaixa na empresa. Ele pode se ver como um pequeno e inexperiente indivíduo quando comparado a outros funcionários que estão lá há mais  tempo. Ajude-o a entender como ele pertence à estrutura e a cultura do negócio.

Faça uma breve apresentação sobre o histórico e as metas da empresa. Explique como ele se encaixa na trajetória do negócio, como ele ajudará a atingir os objetivos do negócio.

Outra opção é falar sobre suas responsabilidades específicas de trabalho, informe como ele vai trabalhar com outros funcionários e como suas tarefas específicas se encaixam dentro da empresa.


5. Acompanhamento

Acompanhar o funcionário após a integração é muito importante para descobrir se de fato, a contratação foi bem sucedida. Depois que ele se instalar, sente-se e converse sobre a adaptação. Isso pode acontecer, uma, duas, dez vezes se for necessário.

Converse com o funcionário sobre como ele está se ajustando ao trabalho. Pergunte suas opiniões sobre a posição, tarefas e cultura, e se ele tem alguma dúvida sobre seu trabalho ou sobre o negócio. Além disso, descubra o que você pode fazer para melhorar o processo de integração dos futuros funcionários.

Através do acompanhamento, você pode responder a quaisquer perguntas e esclarecer qualquer confusão. Isso reduz o risco de perder um funcionário por um pequeno problema ou falta de comunicação.

Gostou do artigo? Compartilhe com os seus amigos!