Covid-19: Conheça as normas ISO que podem ajudar a sua empresa durante essa crise

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Contratos vencendo, ligações com fornecedores, clientes reduzindo o ritmo de compras. As preocupações dos empresários são infinitas em tempos de crise. Além de lidar com todos os problemas que não têm hora para aparecer, ainda se espera que eles tenham tempo para planejar e repensar seus negócios.

Fica aquele dilema: por mais difícil que seja tirar alguns dias para avaliar o mercado e sua própria empresa, se não o fizer, estará cada vez menos preparado para lidar com instabilidades e incertezas, como as provocadas pela pandemia de Covid-19.

A ISO, uma antiga conhecida das empresas brasileiras, ressurge como um forte aliado a esse processo de reestruturação. Criada após a Segunda Guerra Mundial, a organização de normas e padrões sabe como ninguém apontar o caminho para superar uma crise.

Hoje, são mais de 23 mil normas. Cerca de 50 delas compõem o chamado Sistema de Gestão, específico para negócios. As empresas devem pensar nessas normas ISO como uma engrenagem, cada uma com sua função. Quanto mais engrenagens você tem, mais robusto o seu equipamento e melhor o rendimento.

Por isso, selecionamos aquelas que consideramos essenciais para lidar com a pandemia:

  • Sistema de Gestão de Riscos (31.001): O essencial neste momento é saber onde está pisando.

Como meus concorrentes estão se comportando? É hora de fazer investimentos? Como posso agir para que meu negócio esteja menos arriscado? Todas essas perguntas são cruciais para a sobrevivência de uma empresa nos próximos meses.

  • Saúde e Segurança Ocupacional (45.001): Além de pensar em como oferecer produtos de maior qualidade para os seus clientes, é preciso oferecer um ambiente de trabalho seguro para seus colaboradores.

Desde que a Covid-19 foi considerada uma doença ocupacional, aumentou o risco de processos trabalhistas para as empresas.

  • Qualidade (ISO 9.001): Essa talvez seja a norma mais conhecida pelas empresas no Brasil.

O que elas devem apostar neste momento, e que a norma possibilita, é estabelecer um canal de comunicação com o cliente para entender suas expectativas e necessidades. Imagine que um cliente quer um carro com motor de alto rendimento, muito econômico. Não adianta eu querer vender uma Ferrari. Por mais que ela seja o melhor carro do mundo, não vai atender às necessidades do consumidor.

  • Inovação (56.002): Em um cenário de pandemia, em que as necessidades e comportamentos dos clientes mudaram, essa norma ajuda a criar novas oportunidades de mercado, seja adaptando os seus produtos e serviços ou criando estratégias completamente do zero.
  • Ambiental (14.001) e Energias (50001): Com recursos cada vez mais escassos, é essencial que as empresas evitem o desperdício.

Como resultado, é possível esperar redução de cursos e maior ganho em sustentabilidade.

Essas são algumas das diversas normas que podem ajudar as empresas a enfrentar a pandemia de Covid-19. Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe e vamos conversar!

Conteúdo via PALAS